segunda-feira, 5 de abril de 2010

ANTONIO CARLOS

ANTONIO CARLOS

José Nonato
Maio/2010



A natureza foi generosa com Antônio Carlos, dotando o município de várias cachoeiras e saltos, além de rios que descem as montanhas em meio à vegetação exuberante.
Distante da capital 30 km, tendo como principal etnia a Alemã, a cidade que foi fundada em 6 de novembro de 1963, tem se destacado na agricultura, principalmente no hortifrugranjeiro. Sendo a maior fornecedora desses produtos na Grande Florianópolis. No dia 25 de julho é realizada a tradicional Festa do Colono.
A população é em torno de 7.041 habitantes, e a colonização é Alemã, Italiana e Portuguesa, e a área territorial é de 229,118 km2. Faz divisa com Biguaçu, São Pedro de Alcântara e Angelina.
Colonizada inicialmente por açorianos, Antônio Carlos passou a receber também imigrantes belgas, italianos, ingleses e alemães, a partir de 1830. O maior número foi de alemães e é desta etnia que Antônio Carlos guarda mais características. Em sua cultura, mantém os costumes dos primeiros moradores, sendo um dos municípios mais religiosos do Estado.
A cidade é cercada de muito verde, montanhas, vales e riachos com cachoeiras. É muito procurada por amantes de esportes de natureza. As belas paisagens do Interior, a cultura dos descendentes de alemães, as festas, a gastronomia e a História do lugar cativam quem a visita.
Nas atrações ecológicas destaca-se o Salto do rio Farias, cujas águas caem de uma altura de 35m, o Salto Oscar Mannes, do Faxinal da Vargem dos Pinheiros, com uma série de belas cascatas, e o Salto Kremer - o acesso é difícil, mas a caminhada até lá, entre a Mata Atlântica e as pedras, vale a pena. Ao chegar à planície de Santa Maria, o rio Egito flui entre grandes lajes de pedra, formando uma bela corredeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Followers